Conecte-se ao ritmo e conheça o evento que virou data especial

O Rock é um gênero musical tão especial que até ganhou uma data só para ele. Envolvendo um centenário de história, ele esteve presente em diversos momentos cruciais para a cultura ao longo do século XX e XXI, dando voz às minorias e trazendo grandes revoluções.

Mas como e quando essa data ficou definida? Para responder essa pergunta, precisamos voltar no tempo, mais exatamente 39 anos atrás. Em 13 de julho de 1985, o mundo inteiro ficou conectado na frente da televisão com os olhos atentos a um único evento, o Live Aid. 

Idealizado por Bob Geldof, o megaevento reuniu os maiores nomes da música em prol do combate à fome na Etiópia. Transmitida ao vivo, a ação beneficente foi dividida em dois palcos intercontinentais, sendo um no estádio de Wembley, na Inglaterra, e o outro no Estádio JFK, em Philadelphia (EUA). 

Nomes como Mick Jagger, Bob Dylan, Black Sabbath e Queen marcaram presença e mais de 1,5 bilhão de pessoas assistiram aos shows pelas telinhas.

A ideia de que esse fosse batizado como o Dia Mundial do Rock veio de Phil Collins, que também tocou no Live Aid. Foi dito e feito, mas só aqui no Brasil mesmo. A data, apesar de muito comemorada por aqui, curiosamente não recebe a mesma atenção em outros países.

O Live Aid segue sendo o evento que mais conseguiu reunir famosos até hoje. Confira o trecho de um dos shows mais marcantes e que chegou a ser adaptado para as telonas: o do Queen.

Agora vamos fazer uma viagem intensa entre outros grandes eventos que se tornaram marcos na história do Rock. Prepare sua conexão hiperveloz da Neolink para aproveitar cada segundo.

Woodstock – 1969

É impossível falar da história do rock sem mencionar o Woodstock. Ocorrido na cidade de Bethel (Nova Iorque) em 15 de agosto de 1969, o festival reuniu gigantes do rock clássico como Jimi Hendrix, Janis Joplin e Creedence Clearwater Revival, se consolidando como um dos maiores de todos os tempos. Significativo para a contracultura hippie, ele simbolizou um ato de paz em tempos de guerra do Vietnã.

Rod Stewart no Rio de Janeiro – 1994 

Dizem que os melhores fãs são os brasileiros e esse show veio para provar o fato. Com um público surpreendente de 3,5 milhões de pessoas na praia de Copacabana, a apresentação de Rod Stewart marcou a virada do ano e se tornou lenda como o show mais lotado de todos os tempos.

Woodstock 1999

O evento mais chocante da virada do milênio não poderia ficar de fora da lista. Apesar de caótico e polêmico do início ao fim, a segunda edição do Woodstock veio para mostrar que tudo muda, até mesmo o próprio rock. Para uma experiência mais completa e informativa, assista ao documentário Desastre Total: Woodstock 99  na Netflix (recomendado para maiores de 18 anos).

The Beatles Get Back – 1969 

Apesar de não arrastar uma grande multidão ou quebrar tudo, o projeto Get Back pertence a ninguém menos que a maior banda de rock da história! Os bastidores completos foram remasterizados e lançados em 2021 no Disney +, revelando detalhes surpreendentes sobre a banda. 

Conclusão 

Gostando ou não, não tem como negar que o Rock fez e continua fazendo história, não é mesmo? 

Apesar de muitos não terem vivido na época dourada, ainda é possível aproveitar shows de artistas mais antigos e repetir as mesmas músicas a qualquer momento.

E aí, de qual você mais gostou? Não se esqueça, para continuar conectado e ouvindo músicas incríveis, conte com a nossa Internet e faça a festa sem interrupções! 

Vendedor Online