O cenário das mulheres na tecnologia é marcado por oportunidades, desafios e personagens emblemáticas.
Conheça a seguir alguns dos desafios das mulheres na área e o que fazer para aumentar a participação das mesmas.
Desde pequenas as mulheres são incentivadas a brincar de bonecas e a se manterem longe da tecnologia, esse incentivo está enraizado na cultura brasileira e é um dos desafios a serem vencidos, para aumentar a força de trabalho feminina na tecnologia.
“A maneira como nossa sociedade pensa e define o que é ser mulher e o que é ser homem tem relação direta com o desenvolvimento de suas habilidades e competências“, diz a socióloga Bárbara Castro, autora de uma pesquisa de doutorado que investigou a presença feminina em TI.
Começar a incentivar meninas desde cedo a acessarem tecnologia e não apenas bonecas é o ideal para gerar a curiosidade nas garotas sobre o setor.
A presença das mulheres no mercado da tecnologia é essencial.
“O Brasil ainda tem carência de profissionais da área tecnológica. A presença das mulheres ampliará a força de trabalho necessária para nosso desenvolvimento”, diz Nanci Stancki da Luz, coordenadora do Núcleo de Gênero e Tecnologia (GETEC) da UTFPR.
Por isso é necessário “normalizar” a carreira de TI para as mulheres e lutar contra o preconceito existente na área.
Outro grande desafio a ser vencido é o que acontece nas empresas de tecnologia. Elas devem construir espaços de trabalho que rejeitem o machismo, o sexismo, a misoginia e estimulem a igualdade de gênero, para criar um melhor ambiente de trabalho para mulheres.
“Não acho que temos apenas que trabalhar mais para alcançar a inclusão de que precisamos. Em vez disso, nossa sociedade exige uma mudança sistêmica em que as pessoas que já estão incluídas ajudam a resolver esses desequilíbrios. Isso pode acontecer por meio de modelos femininos, mas também homens no poder que ajudam as mulheres e outras minorias a avançar e ser incluídas”, diz Simone, da Universidade de Londres.
A boa notícia para a mulher brasileira é que diversas empresas têm apoiado a diversidade na tecnologia porque perceberam que são parte importante da solução de aumentar mão de obra nessa área e que o cenário não vai mudar se as corporações não fizerem a sua parte.
Fonte de apoio a escrita: Programaria.org