Antes uma palavra que significava apenas uma pessoa ou algo que provê alguma coisa, após o início da revolução digital e a consequente criação e desenvolvimento da Internet, o termo passou a abranger uma definição diferente, porém análoga: Internet Service Provider, (ISP), ou provedor de serviços para operações online.

Segundo o Marco Civil da Internet, provedores de acesso são empresas que intermedeiam o acesso entre usuários e Internet, e tornaram-se, com o passar dos anos, ferramentas cada vez mais sofisticadas, específicas e indispensáveis ao funcionamento da vida moderna, atendendo a inúmeras necessidades que foram surgindo ao longo do tempo. Muitas e diferentes soluções, que hoje fazem parte de nossas vidas, são criadas e orientadas graças aos muitos recursos oferecidos por provedores de internet.

Compras, relacionamentos interpessoais, acompanhamento em tempo real de fatos e acontecimentos, lives, mapeamento da topografia da Terra, entre muitos outros assuntos que já fazem parte de nossa realidade, têm sido possíveis desde a chegada da Internet e da funcionalidade dos provedores.

Você pode nem perceber, mas sua vida está repleta de soluções que só foram concebidas e realizadas após a criação de serviços online que, por sua vez, apenas tornaram-se acessíveis devido, principalmente, a provedores. Existem empresas provedoras para todos os serviços disponíveis na web. Os provedores de acesso**, ou provedores de backbone**, como o próprio nome em inglês sugere, são a espinha dorsal, o ponto inicial de onde ramificam-se vários outros provedores, pois é partir deles que se torna possível o acesso a todos os conteúdos que chegam ao usuário da Internet. Sendo assim, atualmente o conceito de provedores de acesso se tornou genérico, pois já existem modelos mais adequados e modernos para fins específicos, como provedores de email, provedores de hospedagem e provedores de conteúdo.

Provedores de email, como Google, Terra, Outlook, dentre vários outros, provêm o envio, recepção e armazenamento de mensagens online.

Provedores de hospedagem são grandes empresas que promovem hospedagem para websites.

Provedores de conteúdo, por sua vez, hospedam e direcionam conteúdo publicitário, como anúncios, promoções, entre várias outras possibilidades comerciais que se tornaram viáveis graças a eles.

Conte com a Neolink para te fornecer a melhor conexão de Internet, com máxima estabilidade. Saiba mais ligando: 0800 046 2000

(criado pelo redator Flávio)

Share
Vendedor Online